30/11/2008

Reunião do Phish em 2009

O Phish anunciou que se reunirá para três shows em março do ano que vem. A banda se separou em 2004 e a notícia de um possível retorno deixou os fãs em alvoroço.

Aparição do Phish nos Simpsons, no episódio em que o Homer é tratado com maconha medicinal.

Cheguei ao Phish depois de tanto ouvir que eles eram os descendentes do Grateful Dead. Naturalmente, esperava ouvir algo bem próximo ao som do Dead, mas encontrei uma banda com características muito singulares. As únicas semelhanças que consigo identificar entre os dois estão no apreço pelas longas jams instrumentais (apesar de sonoridades totalmente diferentes) e numa relação toda especial entre os fãs e banda. Coisas como os fiéis seguidores atrás das turnês e o incentivo à gravação e troca dos shows em fita.

De início, tomei uma certa implicância com o Phish. O som era bem diferente da expectativa que eu tinha criado e eu achei os caras meio engraçadinhos. Depois comecei a ouvir outras coisas da banda e a entrar no clima. Partes instrumentais mais marcadas e estruturadas, composições meio nonsense e o timbre inconfundível do guitarrista Trey Anastasio. Hoje em dia aprecio bastante o som deles, tanto em estúdio quanto ao vivo.

"Chalkdust Torture" no David Letterman.

Para começar a ouvir, recomendo o disco A Live One, para quem quiser conferir o tipo de improviso que eles desenvolvem ao vivo, ou Billy Breathes, de estúdio, que tenho curtido muito ultimamente e é bem mais acessível.

28/11/2008

Krull

Na boa, tem coisa melhor do que chegar em casa de pileque altas horas da madrugada e encontrar esse filme passando?? Bem... Tem coisa melhor, mas isso é muito bom também!

E o melhor, procurando por uma foto do ciclope do filme para colocar aqui, esbarrei no site Movie Deaths Database. Isso mesmo, um registro detalhado das mortes de diversos filmes. É possível consultá-las pelas mais diversas categorias e votar nas mortes que mais te agradaram. Algumas mortes que estão por lá: Ciclope (Krull, causa: montanha); Cavaleiro negro (Monty Python e o Cálice Sagrado, causa: espada); A mosca (A mosca, causa: escopeta); Billy, o índio guerrilheiro (Predador, causa: predador).

Só senti falta da morte do cavalo do História Sem Fim. Possivelmente a morte mais trágica da história do cinema. Se bem que ele aparece de novo no final, então conta apenas como uma meia morte.

24/11/2008

Darth Vader Feels Blue

Escrevendo o post anterior, que citava uma música do Sonny Terry, foi impossível não lembrar imediatamente deste clássico do youtube que faz uso da mesma música. Me mijei de rir quando vi isso pela primeira vez!

Darth tá meio tristinho.

Harmonica Box

Muito interessante a mistura que esse cara faz de gaita com beatbox. Me remeteu imediatamente aos "Uhs" e "Ahs" do mestre Sonny Terry, no sentido de também inserir sons e vocalizações entre as notas e de usar a gaita de forma bem percussiva.

Tem outros vídeos lá na página dele do youtube.
Um pouco de Sonny Terry.

Dica do pessoal da gaita-l

15/11/2008

O Fred Agradecido

Há uns meses atrás eu criei esse endereço no blogger para testar o sistema do blog e ver se poderia me servir em um trabalho. Depois de fuçar o que eu queria, abandonei a página toda esculhambada.

Nas últimas semanas andei pensando em usar o blog para documentar e compartilhar as coisas que têm me interessado. Pensei também na quantidade de informações e idéias que tenho absorvido de outros blogs e me perguntei se não valeria à pena dar minha modesta contribuição para inserir e circular as informações na rede, afinal de contas sempre pode ter um maluco ou outro por aí interessado nos mesmos assuntos que eu.

Hoje, sentado aqui de molho com o pé quebrado apoiado em cima da cpu, me bateu o estalo de efetivamente colocar a mão na massa. É evidente que esse blog corre o risco de não sair nem do primeiro post, mas vamos ver se vai dar samba!

Duas sombrinhas que equivalem a 6 semanas de pernas para o ar.