Dia morto #1: Jerry Garcia Acoustic Band
Sexta-feira é aquele dia que você já trabalha meio na má vontade, querendo bicar mais cedo e já no clima do fim de semana. Se, aliado a isso, ainda teve um choppinho na quinta e uma feijoadinha na hora do almoço para arrematar, não é raro ser um dia totalmente improdutivo. Também é o dia em que geralmente eu fuço alguma coisa interessante para ouvir e me ajudar a embalar no trabalho. Em homenagem então às sextas-feiras, inicio aqui a seção Dia Morto no blog para compartilhar algum som que eu esteja ouvindo por aqui e, quem sabe, encurtar seu caminho rumo ao fim de semana.
Essa sexta, coitada, já começou mal. Dia frio e chuvoso no meio de um feriado prolongado. Tava morta e não sabia.
Ao contrário do que muitos poderiam pensar, o som de hoje não fica por conta do Grateful Dead (Dead Day, já sacaram, né?), mas também não passa muito longe. Trata-se de um dos trabalhos paralelos do Jerry Garcia, líder do Dead. Com sua Jerry Garcia Acoustic Band, Jerry passeia por diversos estilos tradicionais da música americana, como o bluegrass, o folk, o country e o blues. Isso não é terreno novo para ele, e esta bagagem é nítida em seu trabalho com o Dead, seja nas composições ou na forma de tocar guitarra, influenciada pelos seus tempos de tocador de banjo. As diversas incursões de Jerry por estes estilos musicais chamaram a atenção do público jovem para estas vertentes. Atualmente, como acontece no Brasil com o samba e na Argentina com o tango, acontece nos EUA um certo resgate das raízes musicais, principalmente do bluegrass.
A Jerry Garcia Acoustic Band foi formada em 1987 e fez uma série de shows pelos EUA, lançando em seguida um excelente disco ao vivo chamado Almost Acoustic. Consegui o meu em vinil com um maluco da China! A formação traz alguns parceiros do Jerry de longa data:
Jerry Garcia - violão, vocal
David Nelson - violão, vocal
Sandy Rothman - bandolim, dobro, banjo, vocal
John Kahn - baixo
Kenny Kosek - rabeca
David Kemper - bateria
comentários:
Postar um comentário