11/06/2009

Guerrilla Gardening e Seed Bombs

Ontem estava lendo sobre o movimento conhecido como guerrilla gardening. Em várias partes do mundo, grupos de pessoas se reúnem para plantar em espaços abandonados e degradados de suas cidades. Por se tratar de uma ação ilegal, uma vez que se está "vandalizando" um espaço que não te pertence, geralmente a operação acontece na calada da noite.

Guerrilheiros em ação em Londres

Acabei por descobrir uma técnica muito interessante que eles chamam de seed bombs (bombas de sementes) e que é a solução para algo que eu estava querendo colocar em prática. Eu procurava uma maneira de semear algumas espécies diferentes na mata que tem aqui em frente à minha varanda, mas como não tenho acesso direto a essa mata, estava tentando pensar numa maneira eficiente de arremessar as sementes lá. Só que mesmo que eu conseguisse isso, a semente ainda estaria muito vulnerável a predadores e sem garantia de ter condições favoráveis ao seu desenvolvimento, podendo esturricar ao sol ou ser levada pelo vento.

A técnica das seed bombs ou seed balls consiste em preparar uma mistura com sementes, composto orgânico e argila em pó. Acrescenta-se água à mistura e com a massa umidecida faz-se pequenas bolas com uns 2cm de diâmetro aproximadamente. Depois de deixar secar por 24 horas, as sementes estão protegidas dentro da argila e podem ser estocadas ou utilizadas de imediato. Com as bombas preparadas, basta espalhá-las pelo local desejado e o trabalho está terminado. À medida que for chovendo, a argila vai absorver água e as sementes vão germinar. A matéria orgânica necessária ao bom desenvolvimento inicial das novas mudas será fornecida pelo composto na mistura, assim como a própria argila irá fornecer minerais importantes à planta. A técnica é utilizada inclusive para reflorestamento de áreas com tendência à desertificação.

Seed balls prontas para o uso. Parece que alguém do grupo não entendeu muito bem...

Pesquisando mais a fundo, descobri que essa é uma técnica oriental antiga que foi resgatada por um agricultor japonês chamado Masanobu Fukuoka. Fukuoka é o pai da teoria da agricultura natural onde defende uma agricultura sem a interferência do homem, reproduzindo ao máximo as condições naturais. Não há preparo prévio do solo nem aplicação de fertilizantes e pesticidas. É dado um grande enfoque na diversidade de espécies, inclusive de ervas daninhas, para que haja um retorno de nutrientes ao solo. As idéias de Masanobu Fukuoka podem ser encontradas no livro The One-Straw Revolution (A Revolução de Uma Palha), disponível para download gratuito aqui (em inglês apenas...).

Seed ball germinando.

Segue uma receita para fazer suas seed balls:
1 parte de sementes (pode conter até 2 ou 3 espécies diferentes. Dê preferência a espécies que convivam bem juntas e que estejam adaptadas ao ambiente onde serão aplicadas)
3 partes de húmus de minhoca (ou outro adubo orgânico)
5 partes de argila marrom em pó
2 partes de água
1 colher de chá de pimenta chilli em pó (opcional, caso deseje incluir um repelente natural para afastar insetos e predadores)

Para preparar é só misturar bem todos os elementos secos e ir acrescentando a água aos poucos para fazer a massa. Em seguida modele as bolas e deixe secar por 1 dia. Depois é só sair distribuindo.

Vou fazer um teste com essa técnica e depois posto os resultados aqui.

comentários:

rafael

gênio!

Postar um comentário